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De acordo com o Decreto-Lei  nº14-G/2020, haverá um regime excecional relativo a matrículas e renovação de matrículas: 

                           CAPITULO IV

        

 Regime excecional relativo a matrículas e renovação de matrículas

                           Artigo 11.º

 Matrícula e período de matrícula

 

1 .  O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.2

2 .  Na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2020/2021 é fixado entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho de 2020.

3.    As matrículas recebidas até 30 de junho de 2020 são consideradas imediatamente

após  essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.

4.   Nos ensinos básico e secundário, nas situações previstas nas alíneas c), d) e e) do n.º 1 do artigo 5.º do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, na sua redação atual, o período normal para matrícula é fixado pelo diretor da escola, não podendo ultrapassar:

a) O 5.º dia útil subsequente à definição da situação escolar dos alunos que pretendam alterar o seu percurso formativo;

b) O dia 30 de julho de 2020 para os alunos que pretendam retomar o seu percurso formativo;

c)  O dia 31 de dezembro de 2020 para os alunos que pretendam matricular-se no ensino recorrente.

 

 5. Expirado o período fixado na alínea b) do número anterior, podem ser aceites matrículas, em situações excecionais devidamente justificadas:

a) Nos oito dias úteis imediatamente seguintes;

 b)Terminado o período fixado na alínea anterior, até 31 de dezembro de 2020, mediante existência de vaga nas turmas constituídas.

 

 

 
 

Caros Alunos e Encarregados de Educação

Em pleno estado de emergência, devido à pandemia Covid-19, e já com pleno conhecimento de que são suspensas as atividades letivas e formativas presenciais nas escolas, o AESMP procurou responder ao novo paradigma educativo, assente num processo de ensino à distância.

Será um desafio que deverá centralizar esforços e recursos, envolvendo toda a comunidade educativa (alunos, professores, pais/enc. educação, pessoal não docente, município, juntas de freguesia, entidades parceiras e agentes educativos). Juntos vamos encurtar distâncias e tentar promover a igualdade e equidade de todos, no decurso do processo educativo.

Esta nova realidade irá exigir o pleno recurso às metodologias digitais que será reforçado com o apoio da emissão televisiva de conteúdos pedagógicos.

O meio de comunicação privilegiado, entre a escola e os alunos, passou a ser o computador, que nos oferece inúmeras ferramentas de trabalho. Após uma análise cuidada, e no seguimento de orientações superiores, elegeu-se a plataforma Microsoft/TEAMS, (onde foi criado mail institucional para todos os alunos e que dará acesso direto à plataforma) como o meio privilegiado de comunicação/trabalho, estando a ser estruturados todos os procedimentos para o seu bom funcionamento e que vai exigir de professores/alunos/enc. educação uma grande dedicação.

No que diz respeito a emissões televisivas, para as crianças da Educação Pré-Escolar, o canal RTP2, todos os dias da semana, a partir das 9h, irá dar programação adequada. Em relação aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, e como complemento do ensino à distância, devem assistir às aulas na televisão - RTP Memória, a partir de 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h50, onde serão emitidos conteúdos pedagógicos temáticos, lecionados por professores, cuja programação terá o nome #EstudoEmCasa.

Toda a informação de acesso à plataforma Microsoft/TEAMS, incluindo o mail, será comunicada pelos respetivos DT/PT aos alunos/enc. educação, utilizando os canais de comunicação habituais.

Sabemos que nem todos os alunos têm as mesmas condições de acesso à tecnologia. Para os que não tem computador, para além das alternativas já criadas (WhatsApp, telemóvel, telefone) irão ser estudadas outras formas de chegar a todos.

Aos alunos, enc. educação, pais e famílias, pedimos o seu envolvimento pleno em toda a organização e concretização das aprendizagens, de modo a concretizar uma efetiva participação dos alunos em todas as atividades/tarefas do processo educativo. Esta pode ser a oportunidade para alguns alunos mostrarem algo mais de si, do seu interesse e da sua criatividade em construir algo positivo para a sua vida, uma vez que agora estão mais entregues a si próprios e ao desenvolvimento da sua autonomia.

A nossa missão será superar esta mudança social!

Santa Marta de Penaguião, 13 de abril de 2020

A Diretora: Rosa Cardoso

 

 
 

 

Aviso

 

- O terceiro período inicia-se no próximo dia 14 de abril, mantendo-se suspensas as atividades letivas e formativas presenciais nas escolas;

- O ensino básico permanecerá até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial, com recurso às metodologias digitais que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos;

- São canceladas as seguintes provas:

  • provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;
  • provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;
  • provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;

- Para conclusão dos ciclos de ensino básico, as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período;

- O 3.º período terminará a 26 de junho de 2020.

 

Santa Marta de Penaguião, 9 de abril de 2020

A Diretora,

Rosa Cardoso

 
 

AVISO- ALTERAÇÃO DE prazos PARA INSCRIÇÃO NAS provas

  As inscrições,  para as provas de equivalência à frequência para os alunos autopropostos do ensino básico, realizam-se nos seguintes prazos:

Prazo de inscrição para a 1.ª fase

11 de março a 11 de maio

Prazo de inscrição para a 2.ª fase

6 a 12 de agosto

modelo para inscrição nas provas no separador

alunos:

modelos_para_A inscricao_nas PROVAS_de_equivalecia_2019-2020

 
 

 

AVISO

 

                                     Avaliação 2º Período

 Ano letivo 2019/20

 

 

 

Avisam-se todos os Encarregados de Educação que os Diretores de Turma/ Professores Titulares de Turma vão dar conhecimento da Ficha Informativa de Avaliação do 2º Período, no dia 2 de abril.

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte os Serviços Administrativos,

email adminavesmp@sapo.pt

telefone 254 821 242. 

 

Santa Marta de Penaguião, 1 de abril de 2020

 

A Diretora,

Rosa Cardoso

 

 
 
 
 
 
 
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